Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

CULTURA


                                                  CULTURA


Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Em Roma, na língua latina, seu antepassado etimológico tinha o sentido de “agricultura” (significado que a palavra mantém ainda hoje em determinados contextos), como empregado por Varrão, por exemplo. Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade, como a música erudita europeia (o termo alemão “Kultur” – cultura – se aproxima mais desta definição). Definições de cultura foram realizadas por Ralph Linton, Leslie White, Clifford Geertz, Franz Boas, Malinowski e outros cientistas sociais. Em um estudo aprofundado, Alfred Kroeber e Clyde Kluckhohn encontraram pelo menos 167 definições diferentes para o termo cultura.  
                                                               
                
                                                                          Lucas da  Paixão oliveira
                                                                          Wyslânia Araujo dos Santos   
                                                                                  
                                                                            serie:7.e
 

Renata Farias & Mayara Luise, 7ª B

A CULTURA é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social.   Entender como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro, é um grande desafio.

CULTURA - É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade. 
                                      Relação Entre Cultura e Ideologia         

Proporemos aqui entender que existe uma relação estrutural entre cultura, ideologia e
representações. De início, convém esclarecer que o que concebemos por ideologia é algo, se
não inteiramente, em grande medida diferente do conceito utilizado por legiões de autores em
filosofia e ciências humanas. Assim como totalmente afastado do sentido dado ao termo por
um certo senso comum social que já o tornou “conceito” da vida cotidiana: a ideologia como
sinônimo de opinião, idéias, convicções.
 

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Emilly kaelle e Josefa milena - 7 b .

                                                  O que é cultura ?
é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

                     Cultura e Alienação

         Onde existe povos alienados culturalmente, a democracia não passa de uma farsa as pessoas se submetem, inclusive, porque muitas vezes não tem se quer noção de que estão sendo passadas pra trás.

                                 Cultura e Ideologia .
                      
                É o conjunto mais ou menos sistemático e coerente de crenças políticas de determinada parcela da sociedade. É através dela que se dá sentido ao mundo, que se procura explicar as condições atuais da sociedade e orientar o esforço, por transforma-las. O termo tornou-se corrente com Marx, que o empregou para designar as visões de mundo, crenças próprias de diferentes classes sociais, principalmente da capitalista ou burguesia.
 
                 Cultura de camaçari - Capoeira .

A Capoeira já foi motivo de grande controvérsia entre os estudiosos de sua história, sobretudo no que se refere ao período compreendido entre o seu surgimento – supostamente no século XVII, quando ocorreram os primeiros movimentos escravos de fuga e rebeldia – e o século XIX, quando aparecem os primeiros registros confiáveis, com descrições detalhadas sobre sua prática . E não só tem a capoeira no mundo todo como também em camaçari . 



cultura e alienação



Os avanços científicos e tecnológicos dos séculos XX e XXI trouxeram mudanças radicais nos sistemas de educação e informação do agora “mundo globalizado”. Os chamados meios de comunicação de massa – rádio, TV, jornais e revistas – criaram um modo de saber industrializado, um “produto pronto”, como meio de entretenimento.
Tal sistema não prima pelo desenvolvimento do saber crítico, mas pelo que está de acordo com o que a máquina capitalista apregoa pelos meios da indústria cultural: o celular, o corte de cabelo, a cor e a roupa da moda, o que se disse ou “pensou” no BBB, o que veste, bebe ou lê fulano de tal.

Alunas: Amanda Conceição
Beatriz Santos

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Culturas

O que é Cultura

       Cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

Cultura e Alienação

         Onde existe povos alienados culturalmente, a democracia não passa de uma farsa as pessoas se submetem, inclusive, porque muitas vezes não tem se quer noção de que estão sendo passadas pra trás.

Cultura e Ideologia

      Ideologia é conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões do mundo de um indivíduo ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissusão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienado a consciência humana sendo assim a cultura esta ligada a tudo e sem ela independente do acontecimento seria uma enorme confusão até mesmo para completar em grupo uma simples conta de 2+2.

Cultura de Camaçari

boi. Segundo Senhor Miro4, coordenador do folguedo do Boi Janeiro no distrito de Parafuso
Na cidade de Camaçari, especificamente no distrito de Parafuso, são encontradas
várias manifestações populares, como samba de roda, quadrilhas, mas é no folguedo popular
do Boi Janeiro que esta localidade se destaca. Tendo sido escolhido, em 1997, para
protagonizar no documentário da série, “Bahia Singular e Plural” do Instituto de Radiofusão
Educativa da Bahia (IRDERB/TVE), o Boi Janeiro, que é uma variante do bumba-meu-boi,
pode ser classificado como uma dança dramática, em que narra a morte e ressurreição de um
em Camaçari desde 1985, a história do boi não é contada.




                                                                               Postado por: Vanilson de Souza Cordeiro
                                                                                                   Jailson Fontes Melo Rocha

cultura, deologia e alienação

                                                                 cultura
     Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
    O conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade. [Nas ciências humanas, opõe-se por vezes à idéia de natureza, ou de constituição biológica, e está associada a uma capacidade de simbolização considerada própria da vida coletiva e que é a base das interações sociais.]. ...
                a relaçao entre cultura e alienação
Este artigo trata das inter-relações entre os conceitos de cultura política, ideologia e comportamento eleitoral na busca da compreensão do chamado "eleitor brasileiro" através da apresentação de algumas vertentes explicativas. São definidos os conceitos de cultura política e ideologia, além da apresentação das principais teorias do comportamento eleitoral e das tipologias do voto no Brasil. O estudo conclui por um eleitor de tipo personalista, o qual decide seu voto, principalmente, a partir dos atributos individuais, de competência e honestidade dos candidatos. Por fim, busca-se uma explicação de origem histórica para esse padrão de comportamento eleitoral.
Toda cultura contem e expressa uma ideologia, ou então tenta reproduzi-la. Por mais implícitas e subjetivas que sejam, as ideologias sempre usam as manifestações culturais para se apresentar, assim como se faz presente também na identidade de um povo.
Um exemplo: o carnaval expressa a ideologia de uma miscigenação cultura, onde elementos de diversas culturas convivem e se inter-relacionam.



                 Manifestações Culturais

Foto: Foto/Ilustrativa
Manifestações Culturais

Camaçari é um destino de extrema riqueza cultural e expressa nas suas manifestações culturais à diversidade existente em suas tradições populares. Grupos de Samba de roda, capoeira, chegança e bumba-meu-boi além do diverso artesanato são exemplos das manifestações culturais existentes nos quatro cantos de Camaçari. Estas manifestações estão presentes na sede e principalmente na orla do município, no Caminho dos Sete Paraísos.
O Samba de roda é uma mistura de música, dança, poesia e festa. Presente em todo o município, o samba é praticado, principalmente, nas localidades de Arembepe, Jacuípe e Barra do Pojuca. O samba de Roda foi considerado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio imaterial registrado em 25 de novembro de 2005, status que traz muitos benefícios para a cultura popular e, sobretudo, para a cultura do Recôncavo Baiano, berço do samba-de-roda.
    Já a chegança, manifestação existente nas localidades de Arembepe e Monte Gordo, é composta por uma série de episódios relacionados às lutas ibéricas entre cristãos e mouros, aos feitos marítimos de Portugal, às suas epopéias, viagens e conquistas. O termo “chegança” é utilizado no Brasil para designar a resultante de intenso processo de fusão e amalgamarão de todo um universo de tradições aqui chegadas de além-mar. A palavra em si “CHEGANÇA”, vem provavelmente de uma dança portuguesa do século XVIII cantada e coreografada.


                                                      alienação

A palavra alienação tem várias definições: cessão de bens, transferência de domínio de algo, perturbação mental, na qual se registra uma anulação da personalidade individual, arrombamento de espírito, loucura. A partir desses significados traçam algumas diretrizes para melhor analisar o que é a alienação, e assim buscar alguns motivos por quais as pessoas se alienam. Ainda assim, os processos alienantes da vida humana foram tratados de maneira atemporal, defraudada, abstraído de processos sócio-econômicos concreto.
O suicídio, sendo um fenômeno que indica uma qualquer desordem mental, insere-se no quadro da alienação (ver lista de suicidas famosos).
A alienação trata-se do mistério de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, tornando-se sua própria negação.
Alienação refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios.
A sobrevivência do homem implica uma transformação da natureza e do outro à sua imagem e semelhança, o que impõe uma transformação de si mesmo à imagem e semelhança do mundo e do outro. Viver para o homem é objetivar-se, ser fora de si.

cultura e alienação



Os avanços científicos e tecnológicos dos séculos XX e XXI trouxeram mudanças radicais nos sistemas de educação e informação do agora “mundo globalizado”. Os chamados meios de comunicação de massa – rádio, TV, jornais e revistas – criaram um modo de saber industrializado, um “produto pronto”, como meio de entretenimento.
 Tal sistema não prima pelo desenvolvimento do saber crítico, mas pelo que está de acordo com o que a máquina capitalista apregoa pelos meios da indústria cultural: o celular, o corte de cabelo, a cor e a roupa da moda, o que se disse ou “pensou” no BBB, o que veste, bebe ou lê fulano de tal.

Aluna: Marcia  Eduarda

cultura de camaçari



O município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, foi impulsionado pela
implantação do Pólo Petroquímico na década de 1970, passando de uma cidade de veraneio a
uma cidade em ritmo de industrialização acelerada. Porém, estudos preliminares indicam a
presença de um importante patrimônio imaterial no município como as manifestações
populares: Boi Janeiro, que resiste desde 1930 no distrito de Parafuso; e a chegança de
Arembepe, formada exclusivamente por mulheres. Esta pesquisa, vinculada ao Núcleo de
Estudos da Oralidade (NEO) do Campus II da UNEB, em Alagoinhas, e tem como objetivo
investigar o desafio da preservação da cultura e memória popular em Camaçari, tendo como
foco, neste momento, o folguedo do Boi Janeiro do distrito de Parafuso, representação local
do bumba-meu-boi. Hoje não mais restrita ao mês de janeiro como manda a tradição, mas
encenada em qualquer época do ano.

Aluna: Marcia Eduarda

cultura e ideologia



É o conjunto mais ou menos sistemático e coerente de crenças políticas de determinada parcela da sociedade. É através dela que se dá sentido ao mundo, que se procura explicar as condições atuais da sociedade e orientar o esforço, por transforma-las. O termo tornou-se corrente com Marx, que o empregou para designar as visões de mundo, crenças próprias de diferentes classes sociais, principalmente da capitalista ou burguesia. A ideologia burguesa seria uma falsa consciência, uma representação distorcida da realidade, e se opõe á perspectiva científica, associada a consciência verdadeira, própria da classe trabalhadora. O termo as vezes é confundido com idéias políticas construídas de forma sistemáticas ou rígidas e extremistas, em oposição a regimes mais moderados e flexíveis. Nesse sentido, alguns sociólogos das décadas de 1950 e 1960 afirmaram que as sociedades ocidentais estariam experimentando.

Aluna: Marcia Eduarda

Cultura de Camaçari



O município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, foi impulsionado pela
implantação do Pólo Petroquímico na década de 1970, passando de uma cidade de veraneio a
uma cidade em ritmo de industrialização acelerada. Porém, estudos preliminares indicam a
presença de um importante patrimônio imaterial no município como as manifestações
populares: Boi Janeiro, que resiste desde 1930 no distrito de Parafuso; e a chegança de
Arembepe, formada exclusivamente por mulheres. Esta pesquisa, vinculada ao Núcleo de
Estudos da Oralidade (NEO) do Campus II da UNEB, em Alagoinhas, e tem como objetivo
investigar o desafio da preservação da cultura e memória popular em Camaçari, tendo como
foco, neste momento, o folguedo do Boi Janeiro do distrito de Parafuso, representação local
do bumba-meu-boi. Hoje não mais restrita ao mês de janeiro como manda a tradição, mas
encenada em qualquer época do ano.
O que é cultura?

* Conjunto de caracteristicas humanas que não são inatas, que se criam e se preservam ou aprimoram atravez da comunidade e cooperação entre individos da sociedade.
Complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das manifestações artisticas, intelectuais ect...Transmitidos coletivamente, e tipicos de uma sociedade

Ideologia e cultura: 

A Ideologia traduz uma certa leitura do real, apresentando a cada grupo um sistema de ideias, crenças e valores coerentemente organizado que traduz o que ele é e que propõe a necessária orientação futura.
A ideologia é um elemento da cultura. É dentro da ideologia como um elemento da cultura que cada colectividade constrói uma representação de si própria, procura dar uma interpretação daquilo que é, ao mesmo tempo que explica as suas aspirações.


Alienação Cultural
Pobres, médios e ricos parecem seguir uma mesma tendência, um mesmo padrão de alienação vindo da atual cultura de massa, ou, se preferir, a porção mais popular e universalizada, vide o que vem da TV, dos rádios e das diversões presenciais. Há algumas diferenças que dependem do dinheiro disponível da família, mas não são suficientes para tornar distinto o poder da alienação pela diversão perante cada classe sócio-econômica.

Movimento cultural de Camaçari:

Um dos maiores movimemtos culturais de Camaçari e o desfile de 28 de setembro  que assim relebramos a historia da cidade  e assim mantendo a cultura do municipio


alunos:

Ithalo Mateus
Vinicios
Matheus Araujo 7ºB

o que e cultura ?


Toda Cultura
A CULTURA - É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.
Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais.  É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação ( língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc ), estando em permanente processo de mudança.
A Filosofia espera contribuir para uma reflexão mais profunda sobre as questões relativas ao tema e à partir desta, contribuir para a superação de valores de herança colonial que entravam o desenvolvimento da sociedade.
CULTURA E ALIENAÇÃO 



 Como não tinha nada para fazer e estava vadiando, decidi ler um pouco, e encontrei um texto muito bom da Sophia de Mello Breyner "CULTURA NÃO SE FAZ PARA O MUSEU". E não pude deixar de refletir aqui sobre tão maravilhosa leitura.
REFLITA :
" Pois a Cultura não se fez para estar nos museus, mas sim para estar na vida porque é a cultura que ensina o homem a escolher e construir e criar a própria vida, em vez de a suportar." 


CULTURA E IDEOLOGIA
É o conjunto mais ou menos sistemático e coerente de crenças políticas de determinada parcela da sociedade. É através dela que se dá sentido ao mundo, que se procura explicar as condições atuais da sociedade e orientar o esforço, por transforma-las. O termo tornou-se corrente com Marx, que o empregou para designar as visões de mundo, crenças próprias de diferentes classes sociais, principalmente da capitalista ou burguesia. A ideologia burguesa seria uma falsa consciência, uma representação distorcida da realidade, e se opõe á perspectiva científica, associada a consciência verdadeira, própria da classe trabalhadora. O termo as vezes é confundido com idéias políticas construídas de forma sistemáticas ou rígidas e extremistas, em oposição a regimes mais moderados e flexíveis. Nesse sentido, alguns sociólogos das décadas de 1950 e 1960 afirmaram que as sociedades ocidentais estariam experimentando o fim das ideologias.

Cultura
Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.
Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura. 

                                               CULTURA DE CAMAÇARI




O município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, foi impulsionado pela
implantação do Pólo Petroquímico na década de 1970, passando de uma cidade de veraneio a
uma cidade em ritmo de industrialização acelerada. Porém, estudos preliminares indicam a
presença de um importante patrimônio imaterial no município como as manifestações
populares: Boi Janeiro, que resiste desde 1930 no distrito de Parafuso; e a chegança de
Arembepe, formada exclusivamente por mulheres. Esta pesquisa, vinculada ao Núcleo de
Estudos da Oralidade (NEO) do Campus II da UNEB, em Alagoinhas, e tem como objetivo
investigar o desafio da preservação da cultura e memória popular em Camaçari, tendo como
foco, neste momento, o folguedo do Boi Janeiro do distrito de Parafuso, representação local
do bumba-meu-boi. Hoje não mais restrita ao mês de janeiro como manda a tradição, mas
encenada em qualquer época do ano.

 

alunas: gleice,sandrieli,

cultura de camaçari



Camaçari, como o restante do país, tem influência portuguesa, indígena e negra nas manifestações culturais. O Boi Janeiro de Parafuso FOTO, folguedo trazido pelos colonizadores, assim como o Boi Mirim FOTO, é uma ramificação do tradicional bumba-meu-boi, semelhante ao folclore dos caboclos e dos vaqueiros.

 Barra de Pojuca também é palco de festa popular, com a folia de origem portuguesa chamada Boi Reisado FOTO, onde é simulada a morte do boi e depois dividido e ofertado, sempre acompanhado de muita música.

O maculelê, semelhante à dança de guerreiro, traz a indumentária de palha dos indígenas. A capoeira é a herança da cultura negra, assim como o samba-de-roda, manifestação trazida das senzalas. Por fim, há a Marujada Chegança de Mouros FOTO, tradição viva em Arembepe e Monte Gordo. As cheganças têm origem portuguesa, inspirada na expansão marítima e nas batalhas da Idade Média contra árabes e turcos


Alunas: Amanda Conceição 
Camila Senna
Beatriz Santos

HISTORIA E CULTURA DO TEATRO DE CAMAÇARI

A CIDADE DO SABER ATRAI QUASE 60 MIL PESSOAS EM UM ANO.
CONSIDERADO UM DOS MAIS IMPORTANTES ESPAÇO DE TEATRO DA CIDADE DO SABER PROFESSOR RAIMUNDO PINHEIRO COMPLETA UM ANO DE IMPORTANTE MARCAS PARA OS MORADORES DE CAMAÇARI.
ALUNAS:ADRIELE SILVA,NATàLIA CRISTINA, EMILI CRISTINA7A

Cultura De Camaçari



O município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, foi impulsionado pela implantação do Pólo Petroquímico na década de 1970, passando de uma cidade de veraneio a uma cidade em ritmo de industrialização acelerada. Porém, estudos preliminares indicam a presença de um importante patrimônio imaterial no município como as manifestações populares: Boi Janeiro, que resiste desde 1930 no distrito de Parafuso; e a chegança deArembepe, formada exclusivamente por mulheres. Esta pesquisa, vinculada ao Núcleo de Estudos da Oralidade (NEO) do Campus II da UNEB, em Alagoinhas, e tem como objetivo investigar o desafio da preservação da cultura e memória popular em Camaçari, tendo como foco, neste momento, o folguedo do Boi Janeiro do distrito de Parafuso, representação local do bumba-meu-boi. Hoje não mais restrita ao mês de janeiro como manda a tradição, mas encenada em qualquer época do ano.
















Alunas: Amanda Conceição
Camila Senna
Beatriz Santos

difereça entre cultura e idelogia


A CULTURA de um povo é reflexo de suas IDEOLOGIAS, ou seja o que o povo acredita e defende reflete na sua forma de se expressar e
Ideologia são ideias extraídas da tradição, religião, habitos, ideais, etc de uma determinada cultura.

Alunas: Amanda Conceição,
Camila Senna,
Beatriz Santos
 

Cultura, Alienação e Ideoligia

                                      O que é Cultura ?

É comum dizermos que uma pessoa não possui cultura quando ela não tem contato com a leitura, artes, história, música, etc. Se compararmos um professor universitário com um indivíduo que não sabe ler nem escrever, a maior parte das pessoas chegaria à conclusão de que o professor é “cheio de cultura” e o outro, desprovido dela. Mas, afinal, o que é cultura?


                                      Cultura e Ideologia

É o conjunto mais ou menos sistemático e coerente de crenças políticas de determinada parcela da sociedade. É através dela que se dá sentido ao mundo, que se procura explicar as condições atuais da sociedade e orientar o esforço, por transforma-las. O termo tornou-se corrente com Marx, que o empregou para designar as visões de mundo, crenças próprias de diferentes classes sociais, principalmente da capitalista ou burguesia. A ideologia burguesa seria uma falsa consciência, uma representação distorcida da realidade, e se opõe á perspectiva científica, associada a consciência verdadeira, própria da classe trabalhadora. O termo as vezes é confundido com idéias políticas construídas de forma sistemáticas ou rígidas e extremistas, em oposição a regimes mais moderados e flexíveis.

                                         Cultura e Alienação


A alienação cultural se definia por uma subordinação cultural das classes populares, que adotava referenciais alheios à sua realidade, sem qualquer preparo para adaptação. Era o que se chamava de semi-colonialismo, pois, por detrás do respeito oficialmente instituído às soberanias nacionais, um processo de dominação mais sutil controlava as classes populares.


                                         
 Alunas: Raniely e Shirley


 
            Alunas : Fabricia Rocha, Jessica Beatriz & Tauane Michele 7º B

O que é Cultura : é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais.  É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação ( língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc ), estando em permanente processo de mudança.


Relação Com Alienação e Cultura : Pobres, médios e ricos parecem seguir uma mesma tendência, um mesmo padrão de alienação vindo da atual cultura de massa, ou, se preferir, a porção mais popular e universalizada, vide o que vem da TV, dos rádios e das diversões presenciais. Há algumas diferenças que dependem do dinheiro disponível da família, mas não são suficientes para tornar distinto o poder da alienação pela diversão perante cada classe sócio-econômica.


 
Relação Com Cultura e Ideolegia : A ideologia é um elemento da cultura. É dentro da ideologia como um elemento da cultura que cada colectividade constrói uma representação de si própria, procura dar uma interpretação daquilo que é, ao mesmo tempo que explica as suas aspirações. 
    Se a cultura como um todo orienta a ação da colectividade, a ideologia propõe-se orientar essa acão de modo voluntário e mais explícito, procurando sempre provocar, manter e salvaguardar uma humanidade de ação e de motivação. 
   A ideologia não é um mero elemento da cultura, mas o seu verdadeiro núcleo. É dentro da ideologia que se criam novos valores ou se recriam os velhos dando-lhes um novo sentido.


Cultura De Camaçari :O Boi Janeiro de Parafuso FOTO, folguedo trazido pelos colonizadores, assim como o Boi Mirim FOTO, é uma ramificação do tradicional bumba-meu-boi, semelhante ao folclore dos caboclos e dos vaqueiros.

Barra de Pojuca também é palco de festa popular, com a folia de origem portuguesa chamada Boi Reisado FOTO, onde é simulada a morte do boi e depois dividido e ofertado, sempre acompanhado de muita música.

O maculelê, semelhante à dança de guerreiro, traz a indumentária de palha dos indígenas. A capoeira é a herança da cultura negra, assim como o samba-de-roda, manifestação trazida das senzalas. Por fim, há a Marujada Chegança de Mouros FOTO, tradição viva em Arembepe e Monte Gordo.

cultura,a relação de cultura e alienação e manifestações culturais de camaçari

Cultura (do latim colere que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.Em, Roma na língua latina, seu antepassado etimológico tinha o sentido de “agricultura” (significado que a palavra mantém ainda hoje em determinados contextos), como empregado por Varrão, por exemplo. Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade, como a música erudita europeia (o termo alemão – cultura – se aproxima mais desta definição). Definições de cultura foram realizadas por Ralph Linton, Leslie White, cliifords gerts,  Malinowski e outros cientistas sociais. Em um estudo aprofundado, Alfred Kroeber e Clyde Kluckhohn encontraram pelo menos 167 definições diferentes para o termo cultura.
É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade. 
               
                   a relação entre cultura e alienaçao 

 
        O objetivo deste trabalho é propor questões sobre as possibilidades de conjugar
analiticamente o conceito de alienação com a perspectiva do materialismo cultural,
baseada em Raymond Williams, que percebe a cultura como todo um modo de vida.
Para o desenvolvimento desse objetivo, na primeira parte da comunicação discutiremos
brevemente a teoria marxista da alienação e suas relações com o conceito de indústria
cultural. Em seguida, exploraremos os diálogos possíveis entre a teoria da alienação e a
perspectiva da cultura como todo um modo de vida. Por fim, apresentaremos o caso da
música brega, buscando compreender as mediações entre o que se poderia chamar de
gosto popular e a sua apropriação pela indústria fonográfica, problematizando a questão
da alienação em tal processo.


                     a relação entre cultura e ideologia

-> Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylor para designar o todo complexo metabiológico criado pelo homem. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade.Explica e dá sentido à cosmologia social; É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.-> Ideologia é o conjunto de idéias, conceitos e comportamentos que prevalecem sobre uma sociedade. Seu objetivo é encobrir as divisões existentes na sociedade e na política, mostrando uma forma maquiada de indivisão. A ideologia funciona invertendo os efeitos e as causas, resultando em imagens e sintomas, produzindo uma utopia social, usando o silêncio para encobrir a incoerência.
  Elas são dependentes uma da outra, pelo fato de existirem diversos meios de comunicação que são capazes de atingir através de uma mensagem um grande número de indivíduos. Essa indústria é conseqüência de uma sociedade industrializada, muitas vezes alienada (veja alienação), que aceita idéias e mensagens sem um pré-julgamento, entrando diretamente na “veia” dos indivíduos não existindo nenhuma barreira, tornando assim uma sociedade de consumo e global, sem restrições.
























































































Cultura, Alienação e Ideologia

Cultura :É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade. 
È um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais.  É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação ( língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc ), estando em permanente processo de mudança.


"Cultura e Ideologia"


CULTURA E IDEOLOGIA: A MÍDIA REVELANDO ESTEREÓTIPOS RACIAIS E DE GÊNERO
Todos os dias quando ligamos a televisão, nosso espaço privado é invadido por uma série de programas de auditório, noticiários, novelas e filmes. No geral, escolhemos o programa que queremos ver. Se um filme não agrada, por exemplo, pressionamos o botão do controle remoto e transformamos as imagens que não nos agradam, ou não nos interessam, em algo, no mínimo, aceitável. Mas será que o mesmo ocorre com as propagandas que intercalam o programa escolhido por nós? Na maioria das vezes, provavelmente não. Afinal, as propagandas duram 30 segundos cada. Suas imagens passam quase que desapercebidas pela nossa consciência, ou seja, as pessoas não costumam parar para prestar atenção ao seu conteúdo da mesma forma que prestam atenção a algo específico de seu interesse (como uma novela, ou um noticiário).

 "Manifestação Cultural em Camaçari"

Cinfancam leva cultura para cerca de 3 mil pessoas
Fonte: ASCOM Prefeitura de Camaçari Em: 10/10/2011


O 22º CINFANCAM foi realizado pela Bamuca com o apoio da 
Prefeitura Municipal de Camaçari (foto/Nelinho Oliveira)


O evento, que reuniu 14 fanfarras de 12 municípios baianos, contou ainda com as presenças do prefeito Luiz Caetano, do secretário da Administração, Ademar Delgado, da deputada estadual, Luiza Maia (PT), e do desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Nilson Castelo Branco.
 

Renata Farias & Mayara Luise, 7ª B

O que é Cultura? é um conceito de várias acepções, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

Cultura e Alienação: A alienação trata-se do mistério de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, tornando-se sua própria negação. Mas alienação é também um conceito muito importante na filosofia moderna, de Hegel às várias correntes do Existencialismo, passando por uma série de outros autores, o mais importante dos quais será talvez Marx. Para este filósofo alemão, alienação é o processo em que o ser humano se afasta da sua real natureza, tornando-se estranho a si mesmo, dado que já não controla a sua actividade essencial – o trabalho –, pois os objectos que produz adquirem existência independente do seu poder e contrária aos seus interesses. Foi a partir deste conceito que, por extensão, se chegou ao sentido hoje em dia mais corrente de alienação: indiferença aos problemas políticos e sociais.

Cultura e Ideologia: é um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a crítica. No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário. É o conjunto mais ou menos sistemático e coerente de crenças políticas de determinada parcela da sociedade. É através dela que se dá sentido ao mundo, que se procura explicar as condições atuais da sociedade e orientar o esforço, por transforma-las.

Movimento Cultural de Camaçari: O município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, foi impulsionado pela
implantação do Pólo Petroquímico na década de 1970, passando de uma cidade de veraneio a
uma cidade em ritmo de industrialização acelerada. Porém, estudos preliminares indicam a
presença de um importante patrimônio imaterial no município como as manifestações
populares: Boi Janeiro, que resiste desde 1930 no distrito de Parafuso; e a chegança de
Arembepe, formada exclusivamente por mulheres. Esta pesquisa, vinculada ao Núcleo de
Estudos da Oralidade (NEO) do Campus II da UNEB, em Alagoinhas, e tem como objetivo
investigar o desafio da preservação da cultura e memória popular em Camaçari, tendo como
foco, neste momento, o folguedo do Boi Janeiro do distrito de Parafuso, representação local
do bumba-meu-boi. Hoje não mais restrita ao mês de janeiro como manda a tradição, mas
encenada em qualquer época do ano.




 

Cultura,Alienação, e Ideologia

                                                         O Que é Cultura
É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.

                                               FELIZ NATAL
 O NATAL É UMA FESTA CHEIA DE PAZ E TRÁS ALEGRIA
PARA TODOS E PARA SUAS FAMILIAS



JONATHAN

SÉRIE : 6º
TURMA:A

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

o que é cultura



A CULTURA é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social.  Entender como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro, é um grande desafio.
CULTURA - É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.
ALUNAS:Rute Oliveira;Andreza Mendes;Yanca Viana7ºA matutino
“RELAÇÃO DE CULTURA E IDEOLOGIA”

A Ideologia traduz uma certa leitura do real, apresentando a cada grupo um sistema de ideias, crenças e valores coerentemente organizado que traduz o que ele é e que propõe a necessária orientação futura.
A ideologia é um elemento da cultura. É dentro da ideologia como um elemento da cultura que cada colectividade constrói uma representação de si própria, procura dar uma interpretação daquilo que é, ao mesmo tempo que explica as suas aspirações.

        “ RELAÇÃO DE CULTURA E ALIENAÇÃO”

Alienação Cultural
Pobres, médios e ricos parecem seguir uma mesma tendência, um mesmo padrão de alienação vindo da atual cultura de massa, ou, se preferir, a porção mais popular e universalizada, vide o que vem da TV, dos rádios e das diversões presenciais. Há algumas diferenças que dependem do dinheiro disponível da família, mas não são suficientes para tornar distinto o poder da alienação pela diversão perante cada classe sócio-econômica.


         “CULTURA DE CAMAÇARI”
Postado em: 27/02/2011 - 09:20:20 - Editoria: Cidade
ProjetoTerreiradas divulga a cultura popular de Camaçari
Fonte: ASCOM Prefeitura de Camaçari Em: 27/02/2011
                                                                      

O DVD Terreiradas: Um samba na porta de minha cumade é um registro das manifestações  da cultura popular do Município (foto/Nelinho Oliveira)
O DVD Terreiradas: Um samba na porta de minha cumade é um registro das manifestações da cultura popular do Município (foto/Nelinho Oliveira)
Durante o lançamento do DVD Terreiradas: Um samba na porta de minha cumade, neste sábado (26/02), no Teatro da Cidade do Saber, o prefeito Luiz Caetano convocou os grupos de cultura popular de Camaçari para que participem das
lavagens do Município, inclusive a de Arempebe que acontece no final do mês de março. Os integrantes dos grupos culturais, que lotaram o Teatro, aceitaram a proposta e aplaudiram o prefeito pela iniciativa.
 POR: Geisiane Vanessa & Nathálya Rosa  (7° B)