Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

cultura, deologia e alienação

                                                                 cultura
     Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
    O conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade. [Nas ciências humanas, opõe-se por vezes à idéia de natureza, ou de constituição biológica, e está associada a uma capacidade de simbolização considerada própria da vida coletiva e que é a base das interações sociais.]. ...
                a relaçao entre cultura e alienação
Este artigo trata das inter-relações entre os conceitos de cultura política, ideologia e comportamento eleitoral na busca da compreensão do chamado "eleitor brasileiro" através da apresentação de algumas vertentes explicativas. São definidos os conceitos de cultura política e ideologia, além da apresentação das principais teorias do comportamento eleitoral e das tipologias do voto no Brasil. O estudo conclui por um eleitor de tipo personalista, o qual decide seu voto, principalmente, a partir dos atributos individuais, de competência e honestidade dos candidatos. Por fim, busca-se uma explicação de origem histórica para esse padrão de comportamento eleitoral.
Toda cultura contem e expressa uma ideologia, ou então tenta reproduzi-la. Por mais implícitas e subjetivas que sejam, as ideologias sempre usam as manifestações culturais para se apresentar, assim como se faz presente também na identidade de um povo.
Um exemplo: o carnaval expressa a ideologia de uma miscigenação cultura, onde elementos de diversas culturas convivem e se inter-relacionam.



                 Manifestações Culturais

Foto: Foto/Ilustrativa
Manifestações Culturais

Camaçari é um destino de extrema riqueza cultural e expressa nas suas manifestações culturais à diversidade existente em suas tradições populares. Grupos de Samba de roda, capoeira, chegança e bumba-meu-boi além do diverso artesanato são exemplos das manifestações culturais existentes nos quatro cantos de Camaçari. Estas manifestações estão presentes na sede e principalmente na orla do município, no Caminho dos Sete Paraísos.
O Samba de roda é uma mistura de música, dança, poesia e festa. Presente em todo o município, o samba é praticado, principalmente, nas localidades de Arembepe, Jacuípe e Barra do Pojuca. O samba de Roda foi considerado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio imaterial registrado em 25 de novembro de 2005, status que traz muitos benefícios para a cultura popular e, sobretudo, para a cultura do Recôncavo Baiano, berço do samba-de-roda.
    Já a chegança, manifestação existente nas localidades de Arembepe e Monte Gordo, é composta por uma série de episódios relacionados às lutas ibéricas entre cristãos e mouros, aos feitos marítimos de Portugal, às suas epopéias, viagens e conquistas. O termo “chegança” é utilizado no Brasil para designar a resultante de intenso processo de fusão e amalgamarão de todo um universo de tradições aqui chegadas de além-mar. A palavra em si “CHEGANÇA”, vem provavelmente de uma dança portuguesa do século XVIII cantada e coreografada.


                                                      alienação

A palavra alienação tem várias definições: cessão de bens, transferência de domínio de algo, perturbação mental, na qual se registra uma anulação da personalidade individual, arrombamento de espírito, loucura. A partir desses significados traçam algumas diretrizes para melhor analisar o que é a alienação, e assim buscar alguns motivos por quais as pessoas se alienam. Ainda assim, os processos alienantes da vida humana foram tratados de maneira atemporal, defraudada, abstraído de processos sócio-econômicos concreto.
O suicídio, sendo um fenômeno que indica uma qualquer desordem mental, insere-se no quadro da alienação (ver lista de suicidas famosos).
A alienação trata-se do mistério de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, tornando-se sua própria negação.
Alienação refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios.
A sobrevivência do homem implica uma transformação da natureza e do outro à sua imagem e semelhança, o que impõe uma transformação de si mesmo à imagem e semelhança do mundo e do outro. Viver para o homem é objetivar-se, ser fora de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário