Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Cultura, Alienação e Ideologia

Cultura :É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade. 
È um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais.  É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação ( língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc ), estando em permanente processo de mudança.


"Cultura e Ideologia"


CULTURA E IDEOLOGIA: A MÍDIA REVELANDO ESTEREÓTIPOS RACIAIS E DE GÊNERO
Todos os dias quando ligamos a televisão, nosso espaço privado é invadido por uma série de programas de auditório, noticiários, novelas e filmes. No geral, escolhemos o programa que queremos ver. Se um filme não agrada, por exemplo, pressionamos o botão do controle remoto e transformamos as imagens que não nos agradam, ou não nos interessam, em algo, no mínimo, aceitável. Mas será que o mesmo ocorre com as propagandas que intercalam o programa escolhido por nós? Na maioria das vezes, provavelmente não. Afinal, as propagandas duram 30 segundos cada. Suas imagens passam quase que desapercebidas pela nossa consciência, ou seja, as pessoas não costumam parar para prestar atenção ao seu conteúdo da mesma forma que prestam atenção a algo específico de seu interesse (como uma novela, ou um noticiário).

 "Manifestação Cultural em Camaçari"

Cinfancam leva cultura para cerca de 3 mil pessoas
Fonte: ASCOM Prefeitura de Camaçari Em: 10/10/2011


O 22º CINFANCAM foi realizado pela Bamuca com o apoio da 
Prefeitura Municipal de Camaçari (foto/Nelinho Oliveira)


O evento, que reuniu 14 fanfarras de 12 municípios baianos, contou ainda com as presenças do prefeito Luiz Caetano, do secretário da Administração, Ademar Delgado, da deputada estadual, Luiza Maia (PT), e do desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Nilson Castelo Branco.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário