A CULTURA - É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação ( língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc ), estando em permanente processo de mudança.A Filosofia espera contribuir para uma reflexão mais profunda sobre as questões relativas ao tema e à partir desta, contribuir para a superação de valores de herança colonial que entravam o desenvolvimento da sociedade.
CULTURA E ALIENAÇÃO
REFLITA :Como não tinha nada para fazer e estava vadiando, decidi ler um pouco, e encontrei um texto muito bom da Sophia de Mello Breyner "CULTURA NÃO SE FAZ PARA O MUSEU". E não pude deixar de refletir aqui sobre tão maravilhosa leitura.
" Pois a Cultura não se fez para estar nos museus, mas sim para estar na vida porque é a cultura que ensina o homem a escolher e construir e criar a própria vida, em vez de a suportar."
CULTURA E IDEOLOGIA
É o conjunto mais ou menos sistemático e coerente de crenças políticas de determinada parcela da sociedade. É através dela que se dá sentido ao mundo, que se procura explicar as condições atuais da sociedade e orientar o esforço, por transforma-las. O termo tornou-se corrente com Marx, que o empregou para designar as visões de mundo, crenças próprias de diferentes classes sociais, principalmente da capitalista ou burguesia. A ideologia burguesa seria uma falsa consciência, uma representação distorcida da realidade, e se opõe á perspectiva científica, associada a consciência verdadeira, própria da classe trabalhadora. O termo as vezes é confundido com idéias políticas construídas de forma sistemáticas ou rígidas e extremistas, em oposição a regimes mais moderados e flexíveis. Nesse sentido, alguns sociólogos das décadas de 1950 e 1960 afirmaram que as sociedades ocidentais estariam experimentando o fim das ideologias.Cultura
Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.
Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura.
CULTURA DE CAMAÇARI
O município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, foi impulsionado pela
implantação do Pólo Petroquímico na década de 1970, passando de uma cidade de veraneio a
uma cidade em ritmo de industrialização acelerada. Porém, estudos preliminares indicam a
presença de um importante patrimônio imaterial no município como as manifestações
populares: Boi Janeiro, que resiste desde 1930 no distrito de Parafuso; e a chegança de
Arembepe, formada exclusivamente por mulheres. Esta pesquisa, vinculada ao Núcleo de
Estudos da Oralidade (NEO) do Campus II da UNEB, em Alagoinhas, e tem como objetivo
investigar o desafio da preservação da cultura e memória popular em Camaçari, tendo como
foco, neste momento, o folguedo do Boi Janeiro do distrito de Parafuso, representação local
do bumba-meu-boi. Hoje não mais restrita ao mês de janeiro como manda a tradição, mas
encenada em qualquer época do ano.

alunas: gleice,sandrieli,
Nenhum comentário:
Postar um comentário