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quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Fábio,Rafael e Danilo 7ª B



O que é cultura e ideologia?


  Proporemos aqui entender que existe uma relação estrutural entre cultura, ideologia e 
representações.  De início, convém esclarecer que o que concebemos por ideologia é algo, se 
não inteiramente, em grande medida diferente do conceito utilizado por legiões de autores em 
filosofia e ciências humanas. Assim como totalmente afastado do sentido dado ao termo por 
um certo senso comum social que já o tornou “conceito” da vida cotidiana: a ideologia como 
sinônimo de opinião, idéias, convicções.  



A relação entre: Cultura e Alienação


  A cultura é transformada em produto alienado dos homens é, neste sentido conformada em objetos/manifestações produzido pela indústria cultural integrados aos interesses do capital de acumulação do lucro.
  Os meios de comunicação tem papel determinante na produção e reprodução do capital.
  Nessa acepção, alienação muitas vezes é vista como uma questão moral ou subjetiva, podendo ser superada pelos esforços dos próprios indivíduos no sentido de sua emancipação ideológica ou cultural.
O que é cultura?

  
  Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylon para designar o todo complexo e metabiologico criado pelo homem. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identifica uma sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.






Cultura de Camaçari

  O município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, foi impulsionado pela
implantação do Pólo Petroquímico na década de 1970, passando de uma cidade de veraneio a
uma cidade em ritmo de industrialização acelerada. Porém, estudos preliminares indicam a
presença de um importante patrimônio imaterial no município como as manifestações
populares: Boi Janeiro, que resiste desde 1930 no distrito de Parafuso; e a chegança de
Arembepe, formada exclusivamente por mulheres.


        

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